Um minuto de pausa
Um minuto de pausa em contacto íntimo com a Natureza.
Nunca se falou tanto de impacto ambiental, de pegada ecológica e de crise climatérica como nos dias que correm. Existem bons motivos para tal, e que a ciência apresenta desde há décadas. Por questões de conforto individual e colectivo, fomos levados a sistematicamente olhar para o outro lado. E todos somos parte envolvida neste processo.
Postos perante factos evidentes, como atender a esta disrupção eminente? Fazendo o que está ao nosso alcance para minimizar o seu impacto, a bem de todos nós. E acolher a transformação com plena consciência.
Para fazer isto, nada melhor do que aproveitar todos os momentos disponíveis, sejam eles de lazer, nos trajectos que efectuamos diariamente, em cada pausa de almoço, ao final do dia, para (re)cultivar um momento de intimidade com a natureza que nos circunda, dando-nos a oportunidade de nos reaproximarmos do mundo natural em toda a extensão possível. Todas as cidades têm um jardim, uma alameda com árvores, um parque… Se vivemos perto do campo, estas oportunidades estão mais à mão.
Basta um minuto de comunhão. Um minuto de imersão.
Fica o convite: pare 5 minutos no jardim mais próximo; no primeiro local onde exista uma árvore. Pouse ou desligue o telefone e observe e ouça a vida que pulsa no local.