Facilitar Mindfulness

O meu percurso no universo de Mindfulness já começou há alguns anos, e quero agora partilhar as minhas aprendizagens.  

Com diversas formações no contexto da Mindfulness / Meditação, retiros de silêncio anuais, entre outros certificados e formações, a minha intenção é facilitar o processo de despertar de consciência num contexto urbano e quotidiano.  

Acompanho grupos em meditação guiada, mantenho uma prática regular de escuta activa, acompanhando ainda pessoas em processo de mudança de vida. Preparo-me para oferecer um primeiro mini-retiro ancorado no tema da mudança de vida, o yoga e a mindfulness. 

Podes seguir aqui [link] os eventos onde vou estar presente, e estarei sempre disponível para receber o teu contacto e iniciativa. 

Como facilito a mindfulness?

One-on-One

Ofereço o acompanhamento individual em modo de escuta activa para pessoas que pretendam iniciar ou desenvolver a sua prática de meditação e/ou que sintam necessidade de ser apoiadas num particular momento de mudança de vida. Este acompanhamento não se reveste de qualquer carácter clínico sendo apenas um complemento de escuta e suporte.

Jorge Nunes • Livros Mindfulness • Website Mindfulness

Mini Retiros

Com esta modalidade pretendo oferecer a quem sinta a necessidade de pausar regularmente para poder assim fazer um melhor ponto de situação e/ou incrementar uma prática meditativa e de mindfulness, a possibilidade de se imergir num ambiente tranquilo e dedicado para desenvolver práticas, colocar questões e ser acompanhado e apoiado nas suas questões/descobertas pessoais evidenciadas por uma prática meditativa focada. Estes retiros serão tanto quanto possível em silêncio e sujeitos a uma temática.

Workshops

Os workshops que facilito e em que participo funcionam como base de introdução a uma nova consciência sobre Mindfulness e as suas vertentes. Mais específicamente, ofereço instrução e acompanhamento na prática de meditação guiada e Mindfulness. O objetivo é dar aos interessados os meios para desenvolver uma atenção à experiência momento a momento, usando para isso práticas formais e informais. Com o tempo e a perseverança, esta prática desenvolve uma curiosidade inerente às descobertas que se vão fazendo no campo do autoconhecimento. Essa curiosidade é a base da Mindfulness ou Consciência Plena.

Formações​

Actualmente ofereço formações em Mindfulness da Auto Compaixão e Mindfulness no geral. A formação em Mindful Self-Compassion é um programa empírico que decorre ao longo de oito semanas, desenvolvido nos EUA por Kristin Neff, Phd e Christopher Germer, Phd, ambos investigadores com prática na área da psicoterapia (C.Germer) e que oferece um conjunto de ferramentas para desenvolver a escuta atenta e benevolente para connosco próprios.

Economia da generosidade
“Cada momento da nossa existência apoia-se na generosidade de tudo e todos que nosrodeiam e nos antecederam.”

 – Retirado de um texto do João Palma (http://www.budadharma.org) 

Cresci com uma particular apreensão relativamente ao dinheiro e à forma de ser remunerado que nem sempre me ajudou a ver claramente a dependência que socialmente criamos em relação a esta temática, verdadeiramente importante. Com o desenvolvimento do meu percurso, fui sendo sempre apoiado por inúmeras pessoas cuja generosidade e consciência do valor de cada prestação me fizeram (e fazem) manter viva a atenção que devo dedicar ao dinheiro e à remuneração do trabalho. 
Na tradição Budista, a generosidade tem um papel fulcral, e eu tenho evoluído com esse conceito em mente. Sei que o desenvolvimento pessoal representa um papel importante na vida de cada um de nós, tendo assim um valor próprio que pode variar consoante os momentos e a importância de que se revestem.   Assim, o objectivo é proporcionar a cada pessoa a possibilidade de contribuir conscientemente consoante as suas disponibilidades tendo igualmente em atenção as necessidades de todos os envolvidos no processo – quem oferece uma actividade e quem nela participa. O fundamental é contribuir com o coração e de forma equilibradaSe ainda assim ficaste com dúvidas sobre a economia da generosidade, e como se aplica à valorização de cada formação ou iniciativa facilitada por mim, podes sempre falar comigo. 
Jorge Nunes • Mindfulness • O que é economia de generosidade
Jorge Nunes • Mindfulness • O que é Mindfulness
Como começar

Mindfulness é a atenção que prestamos sem julgamento à experiência vivida, momento a momento. Tem como bases o contacto, a curiosidade e a benevolência, e pode treinar-se de variadas formas, algumas bem simples como parar para sentir a respiração.

Vamos falar

O meu propósito, em tudo o que faço, é escutar-te e dar-te uma outra visão de como podes viver o teu dia-a-dia. Esta é a minha forma de dar e receber. Estou disponível para receber o teu contacto quer por e-mail, quer por telefone. Até breve!

  +351 966 169 650

      info@jorge-nunes.com