O meu nome é Jorge

 

Nasci em áfrica, mais propriamente no Congo. Desde muito cedo que recordo a ansiedade relativa ao futuro e a constante necessidade de me reinventar a cada momento, criando novos cenários de vida. 

Com uma adolescência comprometida pela morte prematura do meu pai, rapidamente passei a um plano de “maturidade” igualmente precoce e mal sustentado. 

Assim fui evoluindo, a passos “certos” até ao dia em que a intranquilidade levou a melhor. De vez! 

Jorge Nunes • Facilitador de Mindfulness • Infância
Jorge Nunes • Mindfulness •
A minha história

 

Estive mais de vinte anos no sector financeiro. Durante esse perído, contei com muitas incursões por caminhos alternativos que me levaram desde a prática de desporto mais intensiva até ao yoga e à meditação. Tudo isso criou os alicerces daquilo que se viria a revelar como a base de um alargado autoconhecimento. 

Um belo dia decidi deixar de elaborar planos. Deixei cair os ombros face à realidade que tinha perante mim naquele instante, criando assim o espaço para perceber e sentir em que tipo de acção poderia investir a minha energia ao invés de continuar a alimentar um ciclo vicioso, desgastante e depressivo. 

A partir desse momento, foi como se tivesse aberto a caixa de Pandora: tudo o que me trouxe até aqui (todo o percurso de que tenho memória) se desvendou para me ir dando a par e passo, as ferramentas e a confiança para viver mais plena e livremente a cada instante. 

De um momento para o outro, vinte anos de carreira na banca cessaram dando-me a oportunidade e os meios para avançar para outro(s) projecto(s) de vida. 

A minha experiência

 

A Meditação e a Mindfulness ajudaram-me a (re)centrar a minha atenção à vida na sua expressão mais simples: momento a momento! A auto-compaixão permitiu-me fazer este trabalho com serenidade e benevolência para comigo próprio. 

Este caminho começa há mais de uma década atrás, com muitos avanços e recuos, consolidando-se verdadeiramente a partir de 2013, após aceitar integrar o projecto da “Conhecer-Se – Associação de Desenvolvimento Pessoal”. Esta associação nasce pela mão da Christiane Águas e do seu método “Aprender a Ser”. Foi por aqui que contactei com a Meditação, primeiro em Portugal em contexto mais formal (tradição Budista Theravada) e depois fora de Portugal, em contexto mais laico. Lá fora, o meu percurso foi guiado pela mão de Martin Aylward, um dos mais reconhecidos professores de Dharma da actualidade. É pela fina interligação entre o contexto da tradição Budista e o mundo ocidental actual com que oferece os seus ensinamentos que mais é reconhecido. E é também por isso que o sigo com dedicada regularidade desde 2015. 

Conto actualmente com diversas formações Mindfulness, presenciais e online, retiros de silêncio anuais (Centro de Retiros “Moulin de Chaves” em França) e um Teacher Training em Mindful Self-Compassion pela UCSD – Universidade de San Diego. Complemento estas formações com outras áreas da mindfulness, nomeadamente a Somatic Self-Compassion e a Embodied Trauma-Informed Contemplative Teaching, ambos ministrados por Kristy Arbon.

 

Jorge Nunes • Facilitador de Mindfulness • Experiência

CERTIFICADOS

  • Certificados emitidos pela Association Moulin de Chaves, Retreat Center: Présence, Amour et Sagesse – 5 dias de retiro em silêncio com Martin Aylward 
  • Heart Work for Hard Times – 5 dias de retiro em silêncio com Colette Powers e Wiebke Pausch 
  • Formação OnLine da WorldWideInsight com Martine Batchelor: An Introduction to Mindfulness in Daily Life 
  • Depth and Breath – 2 semanas de retiro em silêncio com Martin Aylward (Moulin de Chaves) 
  • Formação OnLine da WorldWideInsight com Sephen Batchelor: The Four Great Tasks: Rethinking the Dharma for a Secular Age. 
  • Formação OnLine da WorldWideInsight com Martin Aylward: I See You Mara. 
  • Certificado de Teacher in Training em Mindful Self Compassion, emitido pela UCSD de San Diego, USA – Treino intensivo efectuado em Boston entre 20 e 26 de Outubro 
  • Working Retreatant – 2 semanas e meia de retiro enquanto trabalhador voluntário, com a orientação de Martin Aylward e Gail Aylward
  • Formação em Somatic Self-Compassion com Kristy Arbon (HeartWorks)

Formação em Embodied Trauma-Informed Contemplative Teaching, com Kristy Arbon (HeartWorks)